quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O funcionário Público


O Funcionário Público



Afinal o que é uma repartição pública? Esta é uma pergunta que tenho ouvido muito ultimamente.

Repartição pública é o termo genérico, usado na linguagem corrente dos paises de língua portuguesa, para designar um qualquer departamento ou escritório da administração pública.Nela, trabalham todas as pessoas relacionadas à administração pública. Chamados funcionários públicos.

Afinal, o que é ser um funcionário público?


Funcionário público é todo aquele empregado de uma administração estatal. Sendo uma designação geral, engloba todos aqueles que mantêm vínculos de trabalho com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos das entidades político-administrativas, bem como em suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ou ainda, é uma definição a todo aquele que mantem um vínculo empregatício com o Estado, e seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos, sendo sua atividade chamada de "Típica de Estado", geralmente é originário de concurso público pois é defensor do setor público, que é diferente da atividade do Político, detentor de um mandato público

Amanhã dia 28 de outubro comemoramos o dia do funcionário público. Alguns exemplos de funcionários públicos:





O funcionário Público é uma categoria que presta serviços à sociedade. No qual o desacato a estes profissionais pode acarretar penalidades previstas por lei.


Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

          Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Portanto, para que o delito se configure, há a necessidade de o agente "desacatar" funcionário público e, além do mais, que ele esteja no exercício de sua função ou haja o desacato em razão dela.

.








Existem pessoas que fazem algumas sátiras ou piadas sobre o funcionário Público do tipo:


Piada dos funcionários públicos.
Viva os funcionarios publicos


Os caes e seus donos


Quatro homens estavam discutindo quem tinha o cachorro mais esperto.
Um Engenheiro, um Contador, um Químico e um Funcionário Público.
Para se exibir, o engenheiro chama a sua cadelinha: 


-"Régua T, faz aquilo!"


Prontamente, a cadela sobe numa mesa, pega papel, caneta e desenha um círculo, um quadrado e um triângulo. Todos, assustados, concordaram que era um cachorro BEM esperto...
Mas o Contador disse que o seu fazia melhor... Chamou sua cadelinha e disse:


-"Planilha, vai fundo!"


A cadela entrou na cozinha e de lá saiu com 12 biscoitos, os quais dividiu
em 3 pilhas de 4. Ainda mais assustados, todos concordaram que aquilo era surpreendente...
Mas o Químico disse que a sua era melhor... 


-"Molécula, vai lá!"
A cadela levantou-se, abriu a geladeira, pegou um litro de leite, um copo de 300ml e colocou exatamente 200 ml de leite nele sem derramar uma gota sequer.
Silêncio... todo mundo ficou abismado... Num instante, alguém virou pro funcionário público e perguntou:


-"e o seu cachorro, o que faz?"


O funcionário público ordena : 
"Descanso, sua vez!" 


Descanso pulou do seu canto, comeu os biscoitos, tomou o leite, fez cocô no papel do desenho, transou com as 3 cadelas, alegou que machucou as costas ao fazer isso, protocolou um relatório de dispensa por falta de condições de trabalho e foi para casa o resto do dia por dispensa médica..."









 Ou até mesmo versinhos engraçados deste tipo:
"O AMOR É COMO UMA REPARTIÇÃO PÚBLICA: EXISTE, MAS NA REALIDADE, NÃO FUNCIONA!"














" Confira equilíbrio, harmonia e dinamismo ao seu trabalho.
Trabalhe tanto com as ãos quanto com a cabeça, tanto com a imaginação quanto com a razão, tanto sozinho quanto em grupo."
O serviço público é de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de nossa Nação, pois têm como mister servir ao Estado.



Por isso hoje quero ostentar meu reconhecimento e a minha gratidão, por ser uma beneficiária do produto de um trabalho feito de muita dedicação, pois não há um só lugar em que um funcionário público não esteja prestando serviço à população: nas escolas, nos hospitais, nas repartições e etc... E todos nós sabemos que estes serviços são de extrema importância para toda nação brasileira...



Então como forma de compensar-los dedico esta singela mais de todo coração homenagem, promovendo a valorização das funções da categoria, e também levando a todos os funcionários públicos o meu grande e forte abraço, enriquecido de votos para que seja viabilizado a toda a classe: “Melhor Rentabilidade”.



"Não vamos nos acomodar com a situação atual do nosso país só porque somos funcionários da nação. Precisamos fazer um Brasil cada vez melhor!" 





Parabéns a todos os funcionários 
 públicos! Mari Ximenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário