terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pais brilhantes, professores fascinantes


Esse livro tem uma história diferente, dessa vez eu não entrei em uma livraria e não folheei nenhum livro com título interessante. No ano de 2008, eu me converti ao evangelho e como sempre tive muita afinidade com crianças e adolescentes conheci o líder deles na minha igreja. Chama-se Júlio, acredita que até hoje essa pessoa é um dos personagens principais da minha história. Já comentei até com ele, que ele é o anjo que Jesus recomendou pra mim. No meu aniversário, no mês de agosto do mesmo ano esse amigo e irmão em Cristo me convida para trabalhar em seu ministério. e me dá de presente esse livro que fala de pais e professores brilhantes e fascinantes. O mais interessante e o que mais me fascinou foi a exaltação de um Pai maravilhoso, o nosso Deus. E esse livro é dedicado a ele da seguinte maneira:
"Dedico este livro a uma pessoa muito importante na minha vida Meu Deus.
Você deixou seus sonhos para que eu sonhasse. Derramou lágrimas para que eu fosse feliz. Perdeu noites de sono para que eu dormisse tranquilo. Acreditou em mim, apesar dos meu erros. Ser educado é ser um poeta do amor. Jamais esqueça que eu levarei para sempre um pedaço do seu ser dentro do meu próprio ser" Agora apresento aos meus leitores meu amigo Júlio, criação de Deus.
Esse livro foi escrito por Augusto Cury (autor de você é insubstituível) Esse livro fala de alguns conceitos que devemos ter na qualidade de pais e professores:
* Sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes
*Sete hábitos dos bons professores e dos professores fascinantes
*Os sete pecados capitais dos educadores
*Os cinco papéis da memória Humana
*A escola dos nossos sonhos.
*A história da grande torre

Este livro tem como conteúdo as lutas pelos mesmos sonhos entre pais e professores: tornar seus filhos e alunos felizes, saudáveis e sábios. Mas jamais estiveram tão perdidos na árdua tarefa de educar. Ambos cultivam os territórios mais difíceis de trabalhar: Os da inteligência e da emoção. O autor deixa bem claro:
"não escrevo para heróis, mas para aqueles que sabem que educar é praticar a mais bela e complexa arte da inteligência. É acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que o presente nos decepcione. É semear com sabedoria e colher com paciência é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.
Sem educação, os intelectuais não amadurecem, os homens se transformam em máquinas de trabalhar, as mulheres destroem sua auto-estima e sua saúde psíquica, a quem interessa este livro? aos pais, professores da pré-escola, ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, profissionais de recursos humanos, aos jovens e a todas as pessoas que desejam conhecer alguns segredos da personalidade e enriquecer seus relacionamentos.
Esta edição tem 800 mil exemplares vendidos, Segundo o autor: "Refleti muito sobre a crise sem precedentes pela qual passa a educação, estou em Atenas, Terra de Sócrates,Platão,Aristóteles, tantos outros, e vejo que os jovens se interessam cada vez menos pelos grandes pensadores, por cultura ou filosofia. Nós, educadores, esperávamos que no século XXI nossas crianças, adolescentes e adultos, fossem livres,felizes,criativos,empreendedores, mas nos enganamos. A solidão nunca foi tão intensa: Os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos ocultam suas lágrimas dos pais, os professores se protegem atrás do Giz, a ansiedade e o stress, fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Construímos uma complexa indústria de lazer para jovens, cada vez mais instáveis,irritáveis e insatisfeitos. Embora coloquemos à sua disposição uma imensa qualidade de conhecimento,  não estamos formando pensadores, e sim repetidores de informações. Nas escolas e universidades do mundo inteiro estão sendo criados consumidores, marionetes do sistema, soldados de guerra, e não filósofos altruístas, Críticos, solidários, tolerantes, generosos. Onde estamos errando? a educação moderna não precisa de ajustes, mas de uma verdadeira revolução. Os jovens na atualidade têm uma mente agitada, inquieta. Não olham para dentro de si mesmos, não desenvolve a arte da observação e quase não têm prazer em aprender. Para superar esse grave problema, não basta sermos bons educadores; temos de agir com excelência. temos de adquirir os sete hábitos de pais brilhantes e os sete hábitos de professores fascinantes. Além disso, precisamos identificar os sete pecados capitais dos educadores e aprender as dez técnicas pedagógicas que podem tornar realidade a escola dos nossos sonhos. Através de minha experiência como psiquiatra, escritor e pesquisador da psicologia, já tive o prazer de ajudar muitas pessoas a mudar o rumo de suas vidas e enxergar a educação com outros olhos, com esta edição especial desejo profundamente continuar contribuindo para a construção e um sistema educacional capaz de revolucionar não só a sala de aula como também a de casa e das empresas. Depois das mais longas tempestades surgem os mais belos amanhecer. Um dos principais objetivos  deste livro é colaborar para este amanhecer" Augusto Cury
Você é o que você lê.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário