quinta-feira, 1 de março de 2012

Dia da oração


Dia da oração


No dia 2 de março, é comemorado o dia nacional da oração, que também é comemorado mundialmente no próximo dia 7 de março.


O que é oração?



Oração é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou ainda um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino. Segundo os diferentes credos religiosos, a oração pode ser individual ou comunitária e ser feita em público ou em particular, e pode envolver o uso de palavras ou música. Quando a linguagem é usada, a oração pode assumir a forma de um hino, encantamento, declaração de credo formal, ou uma expressão espontânea, da pessoa fazendo a oração.
Orar é contatar Deus em nosso espírito. Portanto, a ênfase principal da oração não está em pedir coisas a Deus, mas em estar em contato com Ele e O conhecer a cada dia mais.
Quando oramos devemos estar sensíveis ao que nosso espírito está falando, não somente que a nossa mente está falando. O órgão da oração não é a mente e sim o espírito. "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores O adorem em espírito e em verdade" (João 4:24).
A oração é o único canal de comunicação entre o homem e Deus; mantemos através dela comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando fazemos uma oração sincera e honesta, estamos abrindo o nosso coração diante do Senhor; essa oração em espírito e em verdade da qual a Bíblia fala. Ao orarmos assim, ficamos percebendo as nossas maiores necessidades e o quanto somo dependente de Deus, além de desenvolvermos forças espirituais que nos garantem vitória nas tentações.

Como a oração é uma expressão da alma humana para com o seu Criador, não é necessário que ela seja erudita ou sofisticada, com lindas palavras, pois Deus sabe exatamente quem somos e que desejamos. Precisa ser simples e objetiva, imbuída com o máximo de humildade.



























A origem da oração

A oração é uma das práticas mais antigas que o ser humano possui para comunicar-se com a Divindade. Isto se deu por ocasião do pecado introduzido no mundo. Com certeza o relacionamento que o homem tinha com Deus no princípio, antes do pecado, não era abstrata, mas real. Por conseguinte, a barreira do pecado impediu desde a antiguidade a comunicação direta do homem com Deus. Todavia, Deus pela Sua eterna Misericórdia instituiu a oração, que à semelhança da fé é um dom de Deus, para que o homem mantivesse uma comunhão permanente com o Pai celeste em qualquer situação ambiental ou variação emocional. Blaise Pascal dissera que "Deus instituiu a oração para conferir a suas criaturas a dignidade de serem causas". A oração faz parte da vida do ser humano e da comunidade desde os tempos mais remotos, não somente em rituais litúrgicos como também na vida cotidiana.



Porém com o passar dos tempos o pecado se multiplicou sobremaneira, "a humanidade ficou corrompida e cheia de violência" (Gn 6.11 - parafraseado). O homem distanciou-se cada vez mais do Seu Criador. Assim, como desde o princípio, o homem procura se esconder da presença de Deus (Gn 3.8), perdendo e corrompendo essa grande dádiva de Deus que é a oração.

Com a proliferação do politeísmo e da idolatria, a maior parte dos povos antigos manipulou os mais diversos ritos e cerimônias religiosas para as suas divindades. As expedições arqueológicas sustentam que alguns escritos encontrados das civilizações antigas são rituais religiosos a deuses, ou especificamente a uma divindade pagã. Entre esses rituais a oração continuava a ser o cerne de suas religiões, embora de maneira promíscua.

A eficácia da oração

A oração só será eficaz, ou seja, receberá a resposta se, ao falarmos com Deus, tivermos absoluta certeza de que Ele está com os Seus ouvidos atentos aos nossos clamores. Se isso não acontecer na hora em que estamos orando, nossas palavras serão vãs. Por isso mesmo, o ambiente no qual devemos orar deve ser propício, a fim de podermos nos concentrar naquilo que estamos fazendo, com todo o fervor do coração.















A oração na crença cristã

A oração, na crença cristã, é a comunicação e o fruto consciente do relacionamento com Deus durante a qual a pessoa louva, agradece, intercede pela vida de outro, pede bênçãos a ele ou a outrem, e através dela pode desfrutar da presença de Deus (este último mais citado no Pentecostalismo, que foca mais no Espírito Santo do que em outras denominações). As orações são dirigidas a Deus (às vezes, sobretudo no caso católica, em nome de Nossa Senhora ou de santos como intercessores, o que não é feito pelos protestantes em geral), por mediação única de Jesus Cristo, e podem ser feitas em voz alta, falada, em canção ou em silêncio.
O propósito da oração (Mt 6, 5-13) não seria o de alterar a vontade de Deus, mas de obter para si mesmo e/ou para os outros bênçãos e graças que Deus já estaria disposto a conceder, mas que deveriam ser solicitadas para se obter.

Oração no dicionário

No dicionário o verbo orar significa:

"Pronunciar um discurso, falar em tom oratório; pregar."
"Pedir, rogar em oração, em prece."

Pai nosso

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6:9-13)





Nenhum comentário:

Postar um comentário