terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cilada


Cilada
                 "Ninguém consegue escapar das próprias mentiras."
____________________________________________________________________________________________________

"Cilada", é um livro que surpreenderá o leitor. Mais uma vez acompanhamos uma trama onde nada é o que parece ser, cheia de surpresas e reviravoltas. Inicialmente pensamos que o ponto mais importante da história é sobre vingança e mentiras, mas ao final descobrimos que estamos lendo sobre erros e perdão.


Dan Mercer sabia que sua vida seria destruída se abrisse aquela porta. Mas ele não deu ouvidos aos seus instintos. Um telefonema aflito de uma de suas alunas o havia levado até lá. Nada daquilo lhe agradava, mas o que ele poderia fazer? Entrou.
Então três coisas o atingiram. Primeiro, o pânico. Não era sua aluna quem estava ali. Depois, a curiosidade. Quem seria, afinal? Por fim, mais pânico. O que teria acontecido com ela?
Uma luz forte o cegou. Ele cambaleou, tapando os olhos com a mão.
- Dan Mercer?
- Quem é você?
- Wendy Tynes, NTC News. - Porque você tem mantido conversas on-line de cunho sexual com uma garota de 13 anos?
Dan começou a tremer, a negar. Tarde demais. Sua vida estava destruída.


Wendy Tynes comandava um programa de tv chamado "Flagrante". Ela armava emboscadas para desmascarar pedófilos, mas aquele caso em particular mudaria toda sua vida. Todos os fatos estavam contra Dan. Ele tentou seduzir uma garota de 13 anos que ela inventou na Internet. Apareceu naquela casa. Tudo se encaixava. E mesmo assim, sua intuição gritava que algo estava errado.

Dan é inocentado por falta de provas, mas um pai descontente resolveu fazer justiça com as próprias mãos. Dan foi assassinado a sangue frio.
A dúvida de ter acusado e causado a morte de um homem inocente atormentava Wendy. Na tentativa de descobrir a verdade, ela encontra algo muito pior.

Paralelamente o desaparecimento de uma jovem de 17 anos, Harley Macwayd, desafia a polícia. Durante as investigações do assassinato de Dan são encontradas evidências que o ligam à garota desaparecida. Seria Harley a última vítima do suposto pedófilo?
Agora Wendy não sabe mais em que acreditar. Seria Dan realmente culpado? Será que seus instintos estavam errados?
Em suas investigações ela ficará de frente à revelações perturbadoras. Wendy entrará em em uma teia de intrigas, vingança e engodos. Descobrirá que todos têm algo a esconder e que ninguém consegue fugir de suas próprias mentiras.


~~~*~~~
"Cilada"  é um livro que instiga, com um ritmo acelerado e que mantém o interesse do leitor até o desfecho final. Este livro é uma verdadeira montanha russa. Quando você pensa que matou a charada, ele introduz um novo elemento ou revela pequenos detalhes que mudam totalmente o rumo da história. 

Apesar da trama girar redor de Dan Mercer, ele não é o protagonista da história. Depois do prólogo do livro ele praticamente desaparece, porém participa indiretamente, sendo citado frequentemente pelos outros personagens.
Dan é um assistente social que trabalha com adolescentes e acaba sendo flagrado em uma suposta cena de pedofilia. Ele realmente é um pedófilo ou vítima de uma cilada? Durante a leitura eu experimentei opiniões contrárias, ora os fatos me faziam acreditar que ele era um criminoso, ora acreditava que não. Mas é justamente a dúvida que toma conta do leitor que nos faz não desgrudar os olhos das páginas.














Wendy é uma repórter de um programa sensacionalista. A partir de uma denúncia anônima, ela planeja uma cilada para Dan. Você deve estar pensando que é daí que vem o título do livro não é? Pois eu lhe garanto que não é nada disso. Fui ingênua, pois achei que havia entendido o enredo do livro logo de cara, mas foi pura ilusão.

Apesar do autor tentar ludibriar o leitor com tantas revelações divergentes, a última página foi previsível. O desfecho envolve a resolução de vários mistérios que culminam em Dan Mercer. A história envolve uma teia de acontecimentos que me surpreenderam.
Harlan Coben costuma fazer revelações decisivas até nos últimos parágrafos. Cilada é um thriller policial cheio de mistério e suspense. Se você gosta de um bom thriller...leia sem medo. É diversão na certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário