terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Água Para Elefantes


Água para  Elefantes

Caro Leitor, esta obra marca o início do ano de 2013 onde tenho passado algumas horas das minhas tardes de férias folheando esta bela literatura cheia de encantos, confesso que algumas vezes tenho me remetido ao passado, ao cenário que esse livro relata. Gostaria que vocês pudessem fazer essa linda viagem comigo, neste transporte que é o blog "Expandindo novos horizontes", desta vez através desta maravilhosa obra "Água Para Elefantes" Você é o meu convidado.

Água para elefantes, conta a vida de Jacob um jovem de 21 anos, narrado pelo mesmo Jacob aos 93 anos de idade, que fica na rua após a morte de seus pais e com a carreira de veterinário frustrada. Diante da situação embarca em uma aventura, que nunca esperou viver, indo atrás de um trem do “Show mais deslumbrante do mundo dos Irmãos Benzini” onde encontra o amor e a paixão com e por Marlena, a amizade por Walter e Camel, experimenta pela primeira vez o ódio e a sede de vingança por August e se apaixona por uma formosa elefanta de 53 anos de idade, nossa querida Rosie.















Quando comecei a ler as primeiras linhas deste livro, me conduziu uma viagem verdadeiramente incrível, me levou a conhecer como eram os circos nos anos 30, agora os espetáculos não são como antes. Onde está a mulher barbuda? Ou a mulher mais gorda do mundo?












Eram espetáculos que eram dignos de admirar. Enquanto Jacob nos conta sua história somos levados em um caminho sem volta, onde a única coisa que deseja é ler e ler e ler e desfrutar de uma boa história.
Mas a verdadeira estrela, é nossa querida Rosie, uma elefanta que qualificam como tonta e inepta, que a única coisa que faz é comer, o que irrita o seu domador e a faz receber golpes e marcas, com isso Jacob descobre que Rosie não faz nada, pois simplesmente não entende o espanhol, precisa que falem com ela em polonês e dessa forma a elefanta tonta, se transforma na estrela do show.





Água para elefantes mudou a perspectiva que tinha de ver as coisas e de como tratar as pessoas, pois todos rotulamos às pessoas da terceira idade, como gente acabada e esquecida, resmungões e que nos fazem perder a paciência. Jacob um homem que viveu para sua família se viu abandonado em um local de residentes para senhores de sua idade e é aí onde esta maravilhosa história começa.


Água para elefantes nos move a muitos sentimentos: Amor, ternura, paixão, culpabilidade, amizade, tenacidade, valor, vingança, ódio, tristeza, e posso seguir encontrando adjetivos que qualifiquem esta história como verdadeiramente extraordinária.
“Eu o odeio. Eu o odeio por ser tão bruto. Odeio estar submisso a ele (Falando de August). Odeio estar apaixonado por sua mulher e sentir algo muito parecido com isso pela elefanta. E, acima de tudo, odeio ter decepcionado as duas...” (Jacob)


 


Mas tudo o que é bom acaba, Jacob foge do local de residentes para ir ao circo e recordar todo aquilo que viveu. Portanto o final, em forma particular me arrancou uma lágrima ao que conduziu a um verdadeiro pranto de felicidade onde Jacob se reencontra com o local que talvez nunca devia ter saído.




Quero terminar com as últimas parágrafos desta história, espero que se emocionem.
“Depois solto uma gargalhada, porque tudo é absurdo e maravilhoso e é a única coisa que posso fazer para não sucumbir a um ataque de riso louco. E daí se tenho noventa e três anos? E daí que eu seja velho e resmungão e meu corpo seja uma ruína? Se estão dispostos a me aceitar, a mim e a minha culpabilidade, por que demônios não ia fugir com o circo? É o que disse para o policial Charlie: "para este velho, o circo é sua casa.”


"E recordem que, UMA ALMA NOBRE, É UMA ALMA INDOMÁVEL."
Espero que tenham a oportunidade de ler e de desfrutar deste livro, tanto como eu o fiz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário