quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia nacional do Livro


Dia nacional do Livro
No dia 18 de Abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro,instrumento cultural que tem proporcionado ao nosso blog e leitores muitas alegrias pois através da leitura estamos descobrindo um universo de conhecimentos.


A importância da leitura

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
 Ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.



Os dez livros mais lidos do mundo

1.Bíblia – 3.9 bilhões de cópias


2.Livro Vermelho de Mao Tse-tung- 820 milhões de cópias


3.Alcorão – 800 milhões de cópias


4.Dom Quixote (Miguel de Cervantes) – 500 milhões de cópias


5.Harry Potter (J.K. Rowling) – 400 milhões de cópias


6.O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas) – 200 milhões de cópias


7.O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien) – 103 milhões de cópias


8.O Pequeno Príncipe (Antoine De Saint-Exupéry) - 80 milhões de cópias


9.O Alquimista (Paulo Coelho) – 65 milhões de cópias


10.O Código Da Vinci (Dan Brown) – 57 milhões de cópias


O livro mais caro do mundo
Aves da América, do ambientalista John James Audubon, é um dos principais livros de história natural do século 19.
Apenas duzentos foram produzidos pelo autor. Dos que ainda existem, só 11 estão nas mãos de particulares.
O exemplar que vai a leilão na Sotheby's, em Londres, está sendo avaliado entre quatro e seis milhões de libras esterlinas - entre R$ 11 milhões e R$ 16 milhões.
O diretor de livros e manuscritos da casa de leilões, David Goldthorpe, disse à BBC que a obra "combina raridade, beleza e importância científica".

O maior livro do mundo (com maior número de páginas)
É o Yongle Dadian, uma enciclopédia chinesa da Dinastia Ming, composta por 22.937 capítulos em 10.000 volumes. Cerca de dois mil estudiosos trabalharam em sua elaboração, entre 1403 e 1408. O livro, considerado um marco na cultura do país, tem 3.7 milhões de caracteres chineses, muitos deles já não mais utilizados, e registra a história do período anterior à Dinastia Ming (1368-1644). O prefácio é do próprio imperador Chengzu, que compara o difícil trabalho a “peneirar a areia em busca de ouro, ou explorar o oceano procurando por diamantes”. Boa parte do Yongle Dadian foi destruída pelas forças aliadas, incluindo tropas da Grã-Bretanha, Estados Unidos, Rússia e Japão, que invadiram Pequim em 1900.
O maior livro do mundo (maior em comprimento, peso e altura)
são 2 metros de altura por 1,54 metro de largura. A famosa história escrita por Antoine de Saint-Exupéry é contada em 128 páginas gigantes, que totalizam 250 quilos e consomem 450 m² de papel. O recorde, registrado no Guinness, foi estabelecido na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2007. Trata-se do maior livro já publicado no mundo. 


O livro mais antigo do mundo
Séc. XX a.C - Epopeia de Gilgamesh (Mesopotâmia, atual Iraque). Poema épico escrito em tábuas de argila, em língua acádia. Conta a trajetória de um rei sumério que governa após o Grande Dilúvio. Sendo ele um semi-deus, busca a vida eterna que lhe fora negada.


“Livro digital”
Um livro digital (Livro eletrônico) é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.
Os formatos mais comuns de Ebooks são o PDF, HTML e o ePUB. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de Internet para ser aberto. O Epub é um formato de arquivo digital padrão específico para ebooks.
Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da Internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponbilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.
















Poema “O livro” de Elias José

Um livro
É uma beleza,
É uma caixa mágica
Só de surpresas!


Um Livro
parece mudo...
Mas nele a gente
descobre tudo!


Um livro tem asas,
longas e leves...
que de repente,
levam a gente,
longe, longe...


Um livro
é parque de diversões:
cheios de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões...


Um livro...
É uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores,
é mesmo uma festa!
Um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
é amigo é companheiro!

A menina que odiava Livros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário